Finais Difíceis

Tudo grita... "tem que ser!"

segunda-feira, julho 11, 2005

Um pouco de bioquímica...

Mas afinal o que vem a ser isto?! Já não se fazem blogues como antigamente... Ou por outro lado, fazer fazem-se, mas parece que dá muito trabalho uma actualizaçãozinha de vez em quando. Ou será que não? Desde Maio, mon Dieu!, que não se diz uma palavra...


Fig. 1 - Aspecto de um fosfolípido.

Pois é. Então, como disse, um pouco de bioquímica. Estava a rever a constituição das membranas celulares quando (eis senão quando) me surge a imponente ânsia de construir um fosfolípido. Possesso, dirigi-me ao kit de modelos de química orgânica e, com muito jeitinho, carbono ante carbono, lá foi surgindo o boneco que agora podem ver representado na figura 1 (o que está por trás é um desenho do Systema Mundi Tychonicum, ou seja, o mundo segundo Tycho Brahe, astrónomo dinamarquês do século XVI - na realidade morreu já no século XVII, em 1601, mas considera-se o século anterior dado ter sido neste que toda a sua obra foi desenvolvida). Tirei 16 fotografias! Sim, porque o ângulo nunca era o mais correcto para a visualização, ou porque tinha demasiada luz, ou porque a estúpida da máquina me cortava parte do grupo fosfato em cima... Mas lá consegui. Depois foi a hora da legendagem do filme: vejamos, na molécula existem grupos carbonilo (C=O), ou seja, existem duplas ligações (=). Infelizmente os modelos não me permitiram incorporá-las, por isso tentem imaginar duas barrinhas numa das ligações simples do grupo fosfato (P=O), para que seja dupla - porque é dupla! - e, onde aparecem as bolinhas verdes e as bolinhas vermelhas escolham uma, em cada par, e imaginem também duas barrinhas no lugar da ligação simples para que se torne dupla... (PT Comunicações: de momento não é possível estabelecer a sua ligação dupla. Por favor volte a tentar mais tarde. Obrigado.)

Bom, se não fosse aquele bicho da figura 1, estaríamos em maus lençóis sempre que tomássemos banho. Pois. É que aquilo a que se chama resíduos de ácidos gordos tem uma longa cadeia de carbonos (C) e hidrogénios (H) que não gosta de água, de maneira que está virada para dentro na membrana das nossas células. O grupo fosfato, em contrapartida, adora a companhia da água (hidrófilo - desde que a água não seja menor de idade, senão comete-se hidrofilia, o que seria um pouco embaraçoso para a comunidade molecular...).

Quando o grupo fosfato não está lá e em vez dele temos mais um resíduo de ácido gordo (bem, chama-se resíduo porque é o que resta do ácido gordo, depois de se ligar ao glicerol que, como podem ler, também é residual) ficamos com a matéria-cunhada (porque é que havia de ser prima? Ó messa!) para a construção de pneus (sim, sim, isso aí por baixo do umbigo!), mamas, nádegas rechonchudas, bochechas, enfim, toda uma panóplia de coisas, algumas das quais gostamos mais do que outras.

Se não fossem os lípidos (não temos estado a falar de outra coisa senão deles - fosfolípidos, e.g.) também não pensavamos, porque eles têm uma função importante no cérebro, onde adoptam estruturas ou, se preferirem, conformações (e.g. nas bainhas de mielina, que formam os neurónios) com nomes muito estranhos. Podem também ser ou incorporar neurotransmissores (como a acetilcolina - só para terem referências destas neuro-coisas lembrem-se da dopamina, sem a qual o sexo não seria tão bom como é, e da serotonina, sem a qual teríamos uma extraordinária tendência para jogar a roleta russa...).

Bom, mas a principal função dos lípidos, não esquecer, é energética. Usamos preferencialmente glicose no nosso metabolismo, mas se vivermos a pão e água o corpo começa a consumir-se, decompondo os lípidos - ao que geralmente chamamos queimar gorduras - de forma a permitir que os ciclos não deixem de ser ciclos.

Certo. Isto está a ser muito divertido mas agora tenho de ir cantar em japonês e italiano para o meu quarto. Coisas da vida!

Até breve.

1 Comments:

  • At 23 julho, 2005 00:48, Blogger BM said…

    É estranho não ter recebido nenhuma notificação do teu comment, por isso desculpa só o ter lido agora... É verdade, deu trabalho. Principalmente porque não tinha peças suficientes! lol De forma que tive de inventar um pouco (sinceramente até nem gosto muito deste kit, mas isso é outra estória...). Ainda não te disse, por isso fica aqui escrito (para sempre, lol) que tive 19 (tinha dito a algumas pessoas 18, mas na realidade foi 19 porque o corrector se enganou em duas das questões e atribui-me a cotação de zero pontos, quando na realidade elas estavam certas) a Química --> portanto, objectivo conseguido, aqui. Infelizmente asneirei a Biologia, e com os descontos à mistura fiquei com 13, de forma que Medicina: bye bye. Mas não me venham cá fazer beicinho porque eu não estou triste, de forma alguma. Fiz uma tentativa. Fiquei até muito contente com o resultado de Química. E agora, finalmente, defini a minha vida, por assim dizer: sou Bioquímico. E assim continuarei os próximos três anos, pelo menos.

    Hum... matéria de 11º... CTV, claro. Mas não me lembro de termos falado de lípidos nesse ano. Bom, tenho provavelmente algum bug de memória... Quanto à organização, ainda bem que achaste organizado! Porque saiu de rajada. O que em pessoas como eu... é sempre para desconfiar... ;oP

    *********

     

Enviar um comentário

<< Home